Espaço TABA Campinas

Espaço TabaA TABA é uma Organização Social sem fins lucrativos, criada em 1996, que desenvolve projetos A TABA, ONG sem fins lucrativos, foi criada em 1996 a partir do desejo de adolescentes, jovens protagonistas, educadores/as e consultores responsáveis pela execução do Programa de Orientação Sexual da rede municipal de educação de Campinas. O desejo de constituir um espaço de reunião e continuidade das atividades formativas contemplou sempre um espaço de inclusão e convivência com as diferenças, de forma que diferentes grupos se encontravam para estudar, conversar, dançar, pintar, discutir e articular ações que contemplassem a concretização do desejo de todos e todas adolescentes fundadores da TABA.

Esse movimento juvenil no município foi se ampliando e gerou outro movimento pioneiro, de articulação nacional, quando 3.000 adolescentes de todo o Brasil se encontraram e passaram um dia de prazer em um parque de Campinas. Nasceu daí os primeiros encontros de adolescentes que originou o MAB- Movimento de Adolescentes do Brasil (www.redemab.org.b.) – rede de adolescentes, jovens e educadores, de diversas áreas profissionais, comprometidos com a cidadania através de projetos, programas ou ações locais, regionais e /ou nacionais. O MAB conta hoje com mais de 50 ongs em todo o Brasil que se articulam e promovem o intercâmbio on-line e encontros presenciais construindo ações nas áreas da Educação, Saúde, Sexualidade; Meio ambiente; Direitos e valores humanos e violência; Prevenção ao uso Indevido de Drogas; Formulação de Políticas Públicas. A TABA foi sede do MAB de 1998, ano de sua criação.

Os projetos relacionados à participação social juvenil, direitos humanos, direitos sexuais, mobilização social realizados pela TABA já beneficiaram/atenderam mais de 30 mil pessoas (adolescentes, jovens, educadores/as e profissionais. Desta forma a TABA, desde sua concepção busca desenvolver ações inovadoras, vale ressaltar que Campinas foi uma das primeiras cidades no Brasil a responder, já no início da epidemia da Aids, com um trabalho efetivo na escola, realizado, na época, pela TABA com a parceria do Centro Corsini, instituição também referência na prevenção contra as Dst/aids no Brasil.

Atualmente a TABA desenvolve projetos com adolescentes e jovens (incluindo suas famílias) que estão vivendo sua sexualidade como um fator de vulnerabilidade, adolescentes vitimas da exploração sexual comercial e adolescentes autores de violência sexual envolvendo crianças e/ou adolescentes da mesma idade.

Nossa missão é promover espaços de vivência e convivência entre adolescentes e jovens, provocando novas e diferentes formas de participação social, dando prioridade àqueles(as) em situação de risco pessoal e social.

Nossas áreas de atuação

Participação Juvenil: Promoção de ações educativas, contínuas ou não, envolvendo diretamente adolescentes e jovens de ambos os sexos, numa perspectiva preventiva e frente a situações de vulnerabilidades. Incentivar e apoiar a formação e fortalecimento de redes juvenis, locais e nacionais, que garantam de fato a participação social e política de adolescentes e jovens.

Garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes: Promoção dos direitos atendendo às prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e atendimento ao adolescente autor de violências sexuais.

Formação para a rede que trabalha com adolescentes: Promover cursos regulares de formação e grupos de estudos no campo das adolescências e seus temas decorrentes como sexualidade, participação política e prevenção às vulnerabilidades. Fomentar o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias alternativas no campo da ação educativa a partir da oferta de formação de jovens, universitários e profissionais.

Desenvolvimento Comunitário: Espaços de experiências de produção e geração de renda da família tendo como central o espaço de discussão e reflexão da realidade das violências vividas no interior e no entorno destas famílias.

Controle Social / Acompanhamento de políticas públicas: Acompanhar e participar dos debates e discussões sobre os direitos da criança e do adolescente, através da participação em conferências e seminários. Exercer controle social sobre as ações do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, e membro atuante nas atividades do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Espaço de Vivência e Convivência do Adolescente

Rua Barreto Leme 820 – Centro
Cep: 13010-200 – Campinas – SP
(19) 3232-0817
(19) 3305 0817
(19) 3327 1706
espacotaba@uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s